A escavação é o processo de furos e valas no terreno e serve para a fundação que será encaixada nessas aberturas. Esse processo é feito através de picaretas, pás, enxadas, escavadeiras e outras máquinas.
A demolição se trata de um processo empregado na construção civil para desmontar edifícios em um ambiente totalmente controlado. Assim, tanto casas, apartamentos, prédios e galpões, por exemplo, podem ser desfeitos para dar espaço a novos empreendimentos.
A pavimentação é uma parte importante do paisagismo, assim como da indústria da construção. Ele pode ser usado para proteger superfícies naturais da erosão, aumentar os níveis de conforto para os pedestres ou simplesmente tornar os espaços ao ar livre mais esteticamente agradáveis.
A terraplanagem consiste em uma técnica que visa aplainar um terreno para adequar o relevo do solo ao seu projeto. Uma das principais etapas da terraplenagem é a limpeza e a raspagem de terrenos, escavação, movimentação do solo (retirada ou complementação), carregamento, espalhamento e a uniformização para que o serviço de compactação seja realizado. Dessa forma, é realizado a entrega de um terreno mais adequado para a finalidade da obra.
O desaterro é o processo de remoção controlada de solo ou material de aterro de um local específico, essencial em obras de infraestrutura. Essa prática deve ser realizada com cuidado para minimizar impactos ambientais e garantir a segurança do terreno.
A compactação é um processo que visa melhorar as propriedades do solo através da redução dos seus vazios pela aplicação de pressão, impacto ou vibração. Além disso, esse processo torna o maciço mais homogêneo. Esta operação resulta no aumento do peso específico aparente do solo.Com a diminuição dos vazios do solo, espera-se uma redução da variação dos teores de umidade, da compressibilidade e da permeabilidade e um aumento da resistência ao cisalhamento e à erosão.
O serviço de aterro prepara o terreno para construções, nivelando e elevando o solo com terra e areia. Usamos técnicas de compactação e distribuição para garantir a estabilidade e durabilidade do solo, oferecendo uma base segura para as futuras edificações.